ARTISTAS - INTERPRETA POESIA E ARTE



 TABIQUE  DIGITAL APRESENTA 

OS ARTISTAS PARTICIPANTES


A mostra virtual apresenta os trabalhos dos vinte e dois artistas participantes que, com suas poética e técnica próprias, interpretaram o poema proposto. O conjunto de quarenta e um trabalhos exibidos é fruto da ideia proposta e cada participante traz visões, impressões, questionamentos e desejos que retratam a sua interpretação da obra de Leminski no momento atual.

Alessandra Vetorazzi
Alexandre Xavier 
Barbara Cristina
David Willian
Helder Alves
Helen Quintela
Henrique Gei
Jenis Barcelar 
Juju Conocchiari
Leila Doro
Lika Silva
Lucila Rodrigues
Mazé Malu
Marcela Buscariolli
Miguel Degello
Naomi Lustosa
Rose Villen
Roseli Di Martino
Sueli Bomfim
Zeca Del Bueno

Participação Especial - Paulo Sayeg



Alessandra Vetorazzi

Nascida em São Caetano do Sul e cursando Artes Visuais na UNESP, é nos trabalhos com fios, linhas e tecidos que realiza sua pesquisa.  Através dos bordados conecta-se a mãos femininas ancestrais. Participou do Núcleo de Pesquisa em Curadoria e Ações Pedagógicas da FASCS, e de diversas Exposições de Arte em São Paulo e ABC, entre elas Cuiabá 153 e Portões que Falam, Festival de Pintura do Instituto de Artes da UNESP, Opalescência – exposição fotográfica na Casa Vitorino etc
@alessandra.vetorazzi


Alexandre Xavier


Formação: curso superior de publicidade de propaganda - FAAP / cursos diversos de fotografia (SENAC, SESC).
Fiz cursos de xilogravura e desenho no SESC com Carla Caffé e Laura Teixeira, entre outros.
Sou fotógrafo também, trabalho com fotografia e vídeo desde 1992, tendo realizado uma exposição de retratos na cidade de Brotas.
https://www.instagram.com/ale.martins.xavier/


Barbara Cristina


Moradora de Santo André, Grande ABC. Iniciou as atividades teatrais em 2017. Atualmente, estudante de Teatro e Arte-Educação pela Universidade Anhembi Morumbi e estudante dos Núcleos de Dramaturgia e Poéticas Políticas da Escola Livre de Teatro.








David Willian


Artista e arte educador, graduado em Licenciatura Artes visuais 2019 pela FMU, cursou desenho e práticas audiovisuais certificados pelo MAM 2016, estudos e pesquisas nas técnicas de nanquim, aquarela, acrílica, xilogravura, calcogravura, litogravura e experimentações com objetos.

Atualmente se divide entre arte educação e produção, com foco em desenvolver projetos a partir de um único tema.

Participação em exposições na capital de São Paulo, no interior e fora do Brasil, entre os lugares estão Memorial da América Latina, Biblioteca Brasiliana Guitta e José Mindlin - USP, Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Pinacoteca de São Bernardo, Pinacoteca de Piracicaba, eventos na Universidade do Papel, Galeria Puerto Azul no Chile, WCAA The 7th World Youth Art Festival 2020 Jump Over - Coreia do Sul e ocupação de espaços públicos como o Metrô de São Paulo nas linha Ayrton Senna, Santana e Ana Rosa.


Helder Alves


Especialista no Ensino das Linguagens da Arte pela USP Mariantonia, formado em Informática e Administração pela FATEC, com prática e formação livre em cerâmica, pintura, desenho e gravura, entre outros. 

Lecionou diferentes disciplinas do desenho e pintura. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, salões de arte, faz parte do acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Faz parte da organização do Tabique Digital.

@helderalvesartes
@halves05
https://artpresent-artes.blogspot.com/
www.artpresent.com.br


Helen Quintela

Helena Quintela 
Artista plástica e muralista 
Fez faculdade de Artes plásticas e pós graduação em “ Fundamentos da Cultura e das Artes”






Henrigue Gei


Formação - 2019 - 2023 
Artes Visuais - Graduação (2019 - 2023) Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Projetos/Cursos - 2020
Voluntário - Auxiliar de Pintura (2018 - 2020) Instituto Gerando Falcões
Voluntário - Professor de Desenho (2020) Instituto Gerando Falcões
Pintura - Curso de pintura a óleo (2017 - 2019) Instituto Gerando Falcões

Exposição coletiva - 2019
1ª Exposição Anual de Pintura, EBAC (2019) São Paulo SP 
Acervo - 2020 
Coleção Roberto Vilela (2019). Cachoeira,2019. óleo sobre tela. 60 x 80 cm

@hengeiart



Jenis Barcelar

Sou Ser-Artista sem reconhecimento de berço que passa pelas artes plásticas, poesia lírica e se diverte estudando física quântica. Estudo Artes Visuais no Instituto de Artes - UNESP em busca de expansão de perspectivas e pesquisando materialidades, histórias e conexões. 
Passo o tempo filosofando na cabeça e, como Dalí, acordo todo dia com o prazer supremo de ser Jenis.
@jenis_barcelar
poesias: masticadoresbrasil.wordpress.com 





Juliana Conocchiari

Artista plástica pós-graduada em Estética e História da Arte, pela FAINC. Atua entre São
Paulo na área da educação como professora de Arte, e Santo André em seu ateliê ministrando com produções pessoais.
Vem participando de mostras coletivas desde 2016, como integrante do projeto de Arte Urbana Cuiabá 153 e Portões que Falam, sediado em Santo André (associado ao projeto Le Fenêtres qui Parlent, sediado na cidade de Lille, na França).
Foi finalista em concurso de fotografias organizado pela Prefeitura de Santo André, com o tema Parques da Cidade de Santo André em 2018, e faz parte de um estúdio de ilustradores independentes, trabalhando com leilões de arte voltadas ao público dos Comics.

Instagram: @jujuconocchiari



Leila Doro

Cursou Fundação das Artes, em São Caetano do Sul - SP. Artes Visuais e História da arte.
Especialização após a formação foi em aquarela. Participou de cursos complementares oferecidos pela Fundação.
Trabalhou por anos na monitoria. Participou de exposições dentro e fora da escola, salões, museu da casa brasileira e pinacotecas.
Foi presidente do Grupo de Estudos de Aquarela na Fundação das artes "Iole Di Natale".
Desenvolve seus trabalhos e aquarelas a partir de leituras e poesias, imagens, filmes, músicas ou, sempre que a emoção domina a artista.

http://blogaqua.blogspot.com/

http://www.google.com/profiles/leilamariad



Lika Silva

Formada em Ciências Contábeis e em técnico em Processos Fotográficos pelo Senac.
A artista tem experiência com ensaios fotográficos, festas infantis e alguns autorretratos que na sua maioria são com pinturas em face. 
Lika se sente bem fotografando ou sendo fotografada; é sua válvula de escape.



Lucila Rodrigues

Natural de Santo André – SP, formada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela FAINC (Faculdades Integradas Coração de Jesus em 2000). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo André  em 2005. Arte-educadora da rede pública estadual desde 2003. 

Compõe o coletivo independente Cuiabá 153 e Portões que Falam (Brasil/França) sob a orientação de Sueli de Moraes. Realizou uma mostra independente no Atrium Shopping em Santo André intitulada (DES) Equilíbrio onde foi apresentada uma série de 27 ilustrações, fruto de pesquisa e diálogo entre a Linha e a Forma. Em 2020 estudou ilustração pela Quanta Academia de Arte com orientação de Psonha Camacho.

@lucila_rodrigues20


Mazé Malu

Artista Plástica Pós graduada em Arte Educação - FAINC e Pós graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes – UNESP.
Fez parte do grupo de artistas do Cuiabá 153 que participou da comemoração de aniversário da Cidade de Montreal e dos 10 anos do Les Fenêtres Qui Parlent no Canadá em 2017.
Participou de exposições coletivas e integrou o grupo de estudos de arte OSTIASNACHUVA que discutiam sobre a arte contemporânea.
Foi estagiaria na Casa do Olhar Luiz Sacilotto onde teve vasta experiência por meio do contato com diversos artistas e suas obras de Arte.
Participou das três últimas edições dos Portões Que Falam. Santo André – SP.
2020 Livros. Dois poemas publicados, sendo, Concurso de Poesia Livre e Sarau Brasil 2020 - Livraria: Vivara Editora Nacional. Arte Educadora desde 2005 até o presente momento.
Uma das responsáveis  pela Tabique Digital.

Facebook: Página. Mazé Malu. Arte
@mazemalu



Marcela Buscariolli

Artista visual e arte educadora em formação pela UNESP. Amante da natureza e é dela que surgem as imagens e
formas que compõem as suas obras. 
Usa as linguagens do desenho, pintura, bordado e gravura em sua produção e atualmente seus trabalhos se utilizam do bordado e pintura em papel com aquarelas e em paredes.

Instagram @mah.buscariolli



Miguel Degello

Formado em Cursos de Desenho Publicitário e Pintura Artística pela Escola de Desenho e Pintura Campinas
(extinta). Formado em Arte-Educação com licenciatura plena em Artes Plásticas (ou Arte Visuais) pela PUCC Campinas e Pós-Graduação em Artes Plásticas (Arte Visuais) pela Universidade São Judas Tadeu/São Paulo/ SP.
Participante em exposições coletivas desde 1995 em Campinas, Valinhos, Santa Bárbara D’Oeste e Piracicaba/ SP.




Naomi Lustosa

Sou Artista que vim da Neurociência, passo pelo Teatro como atriz, diretora teatral e dramaturgista e estudo Artes Visuais no Instituto de Artes da Unesp para encontrar outras materialidades artísticas, descobrir outros caminhos
de pesquisa e me aprofundar na arte-educação e no fazer artístico interdisciplinar. Alguns trabalhos meus podem ser encontrados no instagram 

@naomi.lustosa 





Rose Villen

Formação Acadêmica
Licenciatura Plena em Educação Artística
com Habilitação em Artes Plásticas
FAINC Faculdades Integradas Coração de Jesus 
Santo André 
Licenciatura em Pedagogia - EAD 
Centro Universitário FACVEST
Lages - SC

@rose_vilhen




Roseli Di Martino

Roseli Di Martino tem formação e longa atuação na área de educação. Há mais de 15 anos se dedica ao estudo de Arte, no MASP, na FASCS e em grupos de estudo, como forma de  entendimento de si e do mundo. Desenvolve
seus trabalhos através de aquarelas, colagens, gravuras, em que a afetividade das relações diárias, familiares ou não, se refletem na expressividade. Participou de exposições coletivas na FASCS, Pinacoteca de São Caetano do Sul, Fabriano in Acquarello e outros.

@dimartinoroseli





Sueli Bomfim.


Artista visual/Educadora, com formação na FATEA, em Santo André no ano de 1990.  Especialização em Saúde Mental. 

Pratica artística: Assistente do artista visual Tuneu nos anos 90, 


Desenvolve ações com oficinas de artes visuais, xilogravura, aquarela para crianças e adultos.

Curadora do Coletivo traço, grupo criado por artistas que fazem tratamento psiquiátrico e ocupa um espaço na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, de 2014 á 2021.

Participou de várias exposições individuais e coletivas ao longo de sua carreira, entre Salões de Arte Contemporânea de Santo André, São Bernardo do Campo (Prêmio exposição Individual) e Salão de Presidente Prudente.

Manteve o Ateliê residência Casa do Bicho Folha, em Paranapiacaba, 2000 á 2004.

Artista convidada para lançamento da Revista Grafitti poético, com publicação e poetização de aquarelas em 2010.

Ilustradora da capa de livro de Sergio Alves Lima, em: A clínica do Possível.

Participo da Biografia do Livro: Tarsila, Tuneu e outros Mestres... O aprendizado de arte como rito de iniciação (doutorado de Ana Angélica Albano) 1998. Editora Plexos.



Zeca del Bueno


Formado em Artes visuais e Arte educação,  artista visual pós graduado em Estética e História da Arte e Arte Educação , técnico em serigrafia, impressor e gravador, ministra cursos para difundir a técnica da serigrafia como meio expressivo. Ativismo: Engajado em causas sociais há mais de 23 anos , é fundador de 4 ONGS voltadas à luta pelos direitos das pessoas com deficiências e pela causa ambiental. 

Exposições: Natal com Arte Hospital Albert Einsten anos 2004 -2005
Intervenção no muro da Casa do Olhar 2008 -
Exposição Arte Na Praça Faculdades Metodistas anos 2012 -2014 - 
Exposições  Cuiabá 153  Ano 2012
Exposição  em Côte des Neiges - Notre Dame de Grâce. Dez artistas de São Paulo, do Cuiabá 153 e Portões que Falam, juntam-se a artistas locais para celebrar Montreal com um percurso artístico no entorno do Parque Kent.  
Exposições Cuiabá Anos 2014 - 2016 e 2018

Site pessoal :    https://zecadelbueno.wixsite.com/meusite
Site com as participações no Cuiabá 153 e PQF:  https://zecadelbueno.wixsite.com/cuiaba153


Paulo Sayeg

(Classificação etária - indicada para maiores de 18 anos)

1960 nasceu
de 1960 a 1975 escola e coisas afins
1975 a 1980  descobre o desenho de verdade e sexo e lê cada vez mais.

1980 -1985 Tragédias, brigas, tiros, desenhos, livros, brigas e mais sexo, cinco anos de porradaria.
1985 -1995 repentinamente vira artista ganha dinheiro, festas, sexo,  Holanda - Brasil, mais grana, exposições e encrencas, produz muito e guerra .
1995 - 2002 Menos exposições mesmo produzindo muito, Denise aparece, vida muda... desenhos muito o mundo vira ilusão.
2002 - hoje  Luiza! casa, vivendo dentro do estúdio calmo longe da terra seca, as vezes boas vendas as vezes nenhuma, pouquíssimas  exposições.
 Hoje 61 anos estou desenhando.

@sayeg


O PINCEL CORRE
TINTA FLUÍDA MANCHA
VELHO DESCANSA .

Comentários

Postar um comentário

Top 10

OBRAS - INTERPRETA POESIA E ARTE

DESTAQUE

OBRAS

Projeto Flores 2021