Com a proposta de técnica e formato livres, surgiu à nossa frente a exuberância das linguagens artísticas: desenho, fotografia, pintura, arte digital e colagem apresentam ideias sensíveis mas também fortes e inspiradoras. A arte é a liberdade de criação e interpretação do mundo e neste momento tão intenso o artista tem muito a dizer e sua fala veio por técnicas antigas e intimistas como desenho, processos ordenados e metódicos como gravura e colagem bem como os procedimentos exclusivamente contemporâneos de tecnologia digital. De um modo generalizado o artista, principalmente o visual, é um ser que sofre da controvérsia interna: busca ideias e conceitos no mundo social, trabalha na solidão do seu espaço de ofício para depois apresentar ao mundo seu fruto. Aqui, portanto, temos FLORES mas também frutos.
Inevitável ao tema FLORES, entrar nessa exposição virtual é adentrar um jardim: abre-se um leque de estímulos sensoriais: cores, tonalidades, formas, mas também ruídos, silêncios, o farfalhar de folhas secas assim como o som preguiçoso das sementes brotando na terra úmida. Pólen pelo ar, perfumes, sabores, água, brisa, o calor que vem implacável com o brilho ofuscante do sol a pino e o desalento de um entardecer não desejado.
Passeie sem pressa por nosso jardim e responda: o que desperta em você?
(Dica: clique na obra para vê-la ampliada!)
Alexandre Barasino
Artista plástico e arte-educador, Alexandre Barasino trabalha com diferentes linguagens. Suas obras são inspiradas no movimento artístico “Novo Realismo”. São temas recorrentes em sua produção a contemporaneidade e a sociedade urbana. Tem o desenho, a pintura e a colagem, como principais ferramentas de expressão. Em seu trabalho ressignifica imagens e objetos do cotidiano através de composições carregadas de simbolismos.
Todas as obras têm as dimensões de: 19x25 cm Técnica: colagem Ano: 2021
Helder Alves
A investigação para a criação dos trabalhos considerou o clima de drama e tensão que vivemos hoje. O confronto político, sanitário, social, ideológico, íntimo, entre tantos outros, é diário e leva a um desgaste crônico. Esta oposição foi traduzida em termos plásticos como industrial e gestual, cor e acromia, fluidez e estase, realismo e imaginação, luz e sombra.
As notícias sobre a pandemia publicadas em jornal foram a base para o desenho de flores; encobertas com tinta, desenho e pintura tentam refazer o registro do presente. Há flores e como elas há também impermanência.
Título: Apesar de tudo, as flores se abrem (ou convivem) com as (condições) notícias atuais.
Técnica mista sobre papel 200gr, 21cm x 29cm cada
Helen Quintela
Conceito da obra - oneline art
Técnica- aquarela e caneta nanquim sobre papel 300g
Lucila Rodrigues
Título Flores Astrais
Linhas e formas. O geometrismo que dança pelo olhar, fluido, suave, transcendental. Flores que suavizam o peso da alma, que carregam consigo o brilho da mudança, do novo, da luz que materializa um novo olhar. O Equilíbrio e o DesEquilíbrio que caminham juntos em busca da harmonia sagrada, florindo novos estágios da existência.
Dimensões: 7,5cm x 21cm cada.
Mazé Malu
Flores I, foi desenvolvida para a Exposição Flores 2021, faz parte de um tríptico.
O conceito desse trabalho foi trazer uma mensagem positiva para todas as pessoas que enfrentaram, ou estão passando momentos difíceis desde março de 2020, em consequência da Covid-19. Como um gesto de carinho, apresento a caixa de carta, às pessoas que passaram em frente à minha casa, mas não puderam entrar.
Flores II, representa a memória dessa experiência vivida, onde passamos por dois momentos, sendo eles: “Flores perfeitas”, que representam tudo que deu certo, como a criação da vacina e a consciência de que é importante investir na ciência. “Flores imperfeitas”, que representam tudo que não deu certo e ficou marcado em sua história.
Flores III, representa o caos vivido durante esse período, como a perda de pessoas queridas e também, de todas as vítimas no mundo inteiro.
O QR Code, direciona o público para os sites de onde retirei as frases do trabalho. Um deles é uma floricultura, que simbolicamente representa todas as compras que efetuei de forma virtual, durante a pandemia.
Flores I
Flores II
Flores III
Zeca Del Bueno
O próprio tema da exposição foi um facilitador, sempre tive uma atração grande por flores e pelo que representam. Sua beleza, fragilidade e sua pouca durabilidade, também são parte de um processo evolutivo, elas definem muito bem a nossa relação com a vida!
Titulo: Transições
A fragilidade e inconstância da vida em três momentos, O dom da vida, Tempo vivido e a Passagem final.
Fotografia e edição digital
Tamanho de cada imagem 32 cm x 24 cm
O dom da vida
Tempo vivido
Passagem final
Bruna Marassato
O tríptico Oxidar é um estudo gráfico sobre as potencialidades do desenho geométrico. Remonta memórias de infância e referências à geometria característica dos azulejos, bem como a simbologia das rosas, ambos presentes na pesquisa poética da artista. Os resultados destes experimentos em monotipia ainda provocam uma reflexão sobre a deterioração do suporte e da memória, questões de tempo, repetição e o feminino.
Obra: Oxidar I, II e III
Monotipia, 34 x 34cm, 2021
Lourdes Sakotani
Observando pencas de flores em cascatas do caramanchão, vi uma das flores caindo já murcha. Trouxe-me o sentimento que no universo das flores também tem o caminho solitário no final da florada, dando lugar, para outros brilharem.
A efemeridade de estarmos rodeados de muitos seguidores nas redes sociais, dando impressão que temos muitos amigos. Mas a decisão, o caminho a seguir, é sempre solitário.
Juliana Conochiari
"Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). Assim, as coisas seriam mais ou menos belas à partir de sua participação nessa ideia suprema de Beleza, independentemente da interferência ou do julgamento humano."(www.em.com.br)
As flores quase que tem a obrigação de serem belas, para o agrado humano. Mas e se suas cores e formas ao se alterarem por conta do tempo, fossem observadas por outro prisma?
Fotografia
Título: Sob Outro Prisma
Carol Delleteze
A criação da série "matriarcas" foi inspirada no profundo texto "o que as mães ancestrais têm a nos ensinar?" de Camila Alves, onde foram retratadas algumas das 13 matriarcas que regem as 13 luas cheias que temos durante o ano.
As ilustrações foram feitas retratando as características, sentidos, ensinamentos e energias transmitidas por cada matriarca escolhida, tendo em vista a forte influência da natureza, das plantas, das flores e folhas que me encantam e inspiram.
Série em tinta acrílica e caneta nanquim com técnica mista sobre papel canson 300g tamanho a5 (15x21cm).
Sueli Moraes
"Autorretrato em rosa" é uma pintura nascida já há algum tempo, muito antes do convite para integrar esta seleção de artistas talentosos. Porém, ela só foi produzida agora, especialmente para a Exposição Flores.
Em meio à tonalidade cinza da pintura, uma única flor rosa, simboliza um caminho, uma luz, uma esperança. E embora seja um autorretrato, a obra carrega uma mensagem que pretende ser universal.
É uma obra que me motiva a seguir sem muitos planos ou regras, e amar a vida. SM
"Autorretrato em rosa"
Pintura acrílica e óleo sobre tecido.
50X50cm, 2021
Hugo Ribeiro
As fotografias, por meio do registro e dos contrastes (punctum) dos elementos, visa expressar a violência desferida contra entes frágeis e inferiores.
(CLIQUE NAS OBRAS PARA VER AMPLIADO) SALA ESPECIAL - PAULO SAYEG Sorte de quem morreu? Desenhar é escrever e ver fugir uma história na calada da noite, li o Hai kai do Leminski e desenhei fugindo dele que em um momento de fúria e socos vaidosos trocados e ai para se livrar o desenho te faz fugir do defunto que nenhuma vergonha ou lembrança guarda, e só a macumba responde corre que o fantasma te pega porem é só mais um só que em forma de palavra. Alessandra Vetorazzi A partir do verso “a linha, uma vida inteira” o trabalho foi desenvolvido com o pensamento de que cada um de nós tem uma linha, um caminho. Ao longo desta vida, nos relacionamos com outras linhas, outras pessoas, com tudo que está ao nosso redor, com corpos ou com as sombras deles. Estas marcas ficam impressas em nossa pele, formando uma cartografia de afetos. Alexandre Xavier Durante a pandemia, deixei antigos hábitos de lado. Houve um bloqueio, não sei. Só sei que me era impossível realizar ...
CLAUDIA KIATAKE Mais da metade de 2024 já passou e vivemos momentos de fortes emoções: enchentes e incêndios trágicos, olimpíadas, guerras, política, estão entre alguns exemplos do que movimentou nosso início de ano, mas ainda temos muito pela frente com eleições dentro e fora do país só para citar um exemplo forte. Tudo isso somado ao nosso tradicional dia a dia de interação com a web traz um certo cansaço e, às vezes, até um esgotamento mental. Nesse momento a obra de Cláudia Kiatake é um bálsamo: suas obras abstratas levam a mente e o olhar a um estado contemplativo de descanso e busca de significados e semelhanças que funciona como um antídoto ao bombardeio imagético diário. Seu tema reforça ou investe nas buscas internas promovendo esse desligamento reconfortante. Essa busca interior manifesta-se materialmente explorando a diversidade de produtos e técnicas que levam artista a descobrir seu caminho afirmando as suas origens e convidando a todos para que também experimentem es...
EXPOSIÇÃO FLORES 2021 Apresentação do projeto Abril de 2021: foi no cenário já exaustivo de treze meses de isolamento social, que a artista Mazé Malu resolveu convidar e aproximar a artista Lucila Rodrigues e o artista Helder Alves para realizarem uma exposição virtual, com o tema Flores. O tema foi escolhido por trazer sentidos diversos como perda, dor, ausência, luto, mas também alegria, esperança, comemoração, carinho, zelo, amor... Na história da Arte as flores são presença constante, seja em obras clássicas, contemporâneas, acadêmicas ou populares, figurativas ou abstratas, urbanas ou inseridas na natureza. Depois de alguns dias Helder encorajou as duas artistas a convidar mais artistas para participar do projeto. Contataram alguns artistas próximos e receberam respostas imediatas dos seguintes nomes : Alexandre Barasino, Bruna Marassato, Helen Quintela, Hugo Ribeiro, Juliana Conocchiari, Lourdes Sakotani, Sueli de Moraes e Zeca Del Bueno - os quais fazem parte dessa mostra v...
Comentários
Postar um comentário