3ª EDIÇÃO


PESQUISA DO ARTISTA





Chegamos a nossa 3ª edição Tabique Digital relembrando que na 1ª edição em junho de 2021 realizamos a exposição FLORES com a participação de doze artistas. Já na 2ª edição, ainda em 2021, nossa mostra virtual apresentou os trabalhos de vinte e dois artistas participantes que, com poética e técnicas diversas, interpretaram um poema de PAULO  LEMINSKI em um conjunto de quarenta e um trabalhos exibidos trazendo para o momento atual visões, impressões, questionamentos e desejos que retratam uma das obras do poeta.

Nessa 3ª Edição com o tema PESQUISA DO ARTISTA vamos mostrar os trabalhos de três jovens artistas inseridos no mercado da Arte:  EDUARDO DE AMORIM NUNES, RAFAEL LUCENA e RODRIGO SERAPHIM. Os artistas selecionaram uma série de sua produção recente para exibição no nosso blog, e, apesar de apresentarem uma proximidade visual ou técnica, cada artista vem com poética e conceito bem distintos.

De acordo com Silvio Zamboni: “Em qualquer pesquisa, encarando-se a questão de uma forma abrangente, existem alguns passos que são comuns a praticamente todas, como:

a definição do objeto a ser estudado,
a identificação de um problema,
a inserção da questão dentro de um quadro teórico,
o levantamento de hipóteses,
a observação,
o processo de trabalho,
a interpretação e os resultados de conclusões.

Esses itens relacionados superpõem-se na maioria das vezes tanto na pesquisa em arte quanto na pesquisa em ciência. A diferença fundamental existe nem tanto na enunciação das partes que compõem o corpo de uma pesquisa, mas nas particularidades existentes dentro das diversas áreas do conhecimento”

Miriam Goldenberg também destaca que a pesquisa científica não se reduz a meia dúzia de regras preestabelecidas e na Arte ela também deve buscar um olhar científico: curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade possível.

São ainda aspectos importantes no projeto contemporâneo as relações estabelecidas: Bourriaud ressalta a transitividade das obras com seu indispensável diálogo, fruto de emoção que busca reviver, prolongar as interações. Observação do presente e reflexão sobre o destino da atividade artística: Esta obra me dá a possibilidade de existir perante ela ou, pelo contrário, me nega enquanto sujeito, recusando-se a considerar o Outro em sua estrutura? Eu poderia viver num espaço-tempo que lhe correspondesse na realidade?

E ainda pontos sempre presentes: "A arte não é apenas a glorificação do belo, do significativo, mas a relação implícita que existe entre o fato social e a sua expressão", (OLIVEIRA, 2012).

Esses aspectos surgem quando observamos as séries trazidas nesta edição: estabelecem uma busca e uma conversa interiores, seja explorando cenários complexos em significados e conteúdos visuais, seja confrontando personagens e imagens que parecem ora distantes e ora familiares, como um falso espelho: vê-se além dele e ao mesmo tempo o próprio reflexo.




VEJA A MOSTRA NO YOUTUBE

Créditos

Catálogo da exposição Loss of Innocence - Ian Tucknott (Tradução livre)

A arte de pesquisar - Mirian Goldenberg

A  Arte como suporte ao processo criativo na comunicação, em

https://www.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol3-1-2012/artigo3.pdf

A pesquisa em Arte - um paralelo entre Arte e Ciência - Silvio Zamboni

Estética Relacional – Nicolas Bourriaud


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