INTERPRETA: POESIA E ARTE
Poema selecionado
Vim pelo caminho difícil,
a linha que nunca termina,
a linha bate na pedra,
a palavra quebra uma esquina,
mínima linha vazia,
a linha, uma vida inteira,
palavra, palavra minha.
Paulo Leminski
(Fonte: https://bit.ly/3zfWHtu)
A proposta da 2ª edição @tabiquedigital foi dar continuidade ao projeto que surgiu em abril de 2021 durante o período de isolamento social.
A mostra apresentará novos artistas que compõem as vinte vagas oferecidas através de inscrições no período de 19 de julho a 7 de agosto 2021. Interpreta Poesia e Arte terá a participação especial de Paulo Sayeg, completando o grupo com vinte e um participantes.
A ideia apresentada aos artistas foi um poema selecionado pela Tabique, do poeta curitibano, romancista e tradutor Paulo Leminski. Com esse projeto a intenção foi que os artistas pesquisassem, conhecessem e se aproximassem da história e obra do poeta.
“Leminski também atuava como diretor de criação e redator em agências de publicidade, o que contribui para sua atividade poética, sobretudo no aspecto da comunicação visual. Fascinado pela cultura japonesa e pelo zen-budismo, Leminski pratica judô, escreve haicais e uma biografia de Matsuo Bashô. O interesse pelos mitos gregos, por sua vez, inspira a prosa poética Metaformose. Paulo Leminski exerce atividade intensa como crítico literário e tradutor, vertendo para o português obras de James Joyce, Samuel Beckett, Yukio Mishima, Alfred Jarry, entre outros. Colabora em revistas de vanguarda, como Raposa, Muda e Qorpo Estranho, e faz parcerias musicais com Caetano Veloso e Itamar Assumpção, entre outros”. (Fonte https://bit.ly/3ngddH4)
Com a leitura e interpretação do poema, os artistas produziram trabalhos de Arte, cada um com a sua poética e interpretação para este projeto que é sem fins lucrativos, visando apenas o exercíco e finalizando em uma exposição audiovisual / virtual que pretente discutir e estimular a interação e produção artística.
Sobre os resultados do processo de criação de cada artista
Esta edição receberá uma panorâmica bastante variada repleta de composições lindíssimas, não faltou ousadia e liberdade para que cada um buscasse a sua inspiração, após o contato com o poema os artistas se apropriaram de técnicas diversas, dentre elas: performances, fotografias, vídeos, GIF, intervenções artísticas, como o graffiti, lambe-lambe, objeto, livro objeto, pintura, arte digital, aquarela e instalação.
Pela própria individualidade de cada um, o trabalho final surge multifacetado com diferentes conteúdos e interpretações que compõem um retrato do artista que, da mesma forma, foi analisado como sendo complexo, de influências e expressões as mais diversas.
A abertura virtual da exposição acontecerá dia 18/09/2021 às 20h em nossos canais:
Blog https://tabiquedigital.blogspot.com/ (18/09/21 às 20h)
Instagram @tabiquedigital
Parabéns pela iniciativa! A cultura, própria do ser humano, deve ser estimulada e difundida! Resistam!!! Obrigada 🙏🏼
ResponderExcluirFantástico como sempre!!!!
ResponderExcluir